sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Torta de Maçã da Branca de Neve

Olá! Tudo bem com vocês?
Estou de férias da Universidade!! Meu Deus, que loucura esse final de ano! Não estava conseguindo passar aqui no meu cantinho, não tive tempo nem para cozinhar!  Estava ficando sem humor já de tanto tempo longe da minha cozinha 

Voltei com uma receita linda, cheirosa, deliciosa e super tradicional – Torta de Maçã.
A primeira torta de maça que eu vi foi no filme da Branca de Neve. Na verdade, não sei se a torta que aparece lá é de maçã, mas por algum motivo eu acho que é! Hehehe
Esse é um doce que me traz pensamentos bons. Lembro da minha infância na casa da minha avó materna, lembro muito do meu avô materno, imagino uma mesa grande, com uma toalha colorida, uma xícara de café, e na minha família envolta.
Não sei por que, mas quando eu sinto o cheiro dessa torta, da mistura da maçã, canela e do creme branco, um sentimento de acolhimento, um sentimento familiar, um amor profundo enche o meu coração, o meu momento.
Acho que é por isso que as tortas são tão tradicionais como presente de boas vindas não? 

Agora, quero compartilhar com vocês essa maravilha! Vou torcer para que o mesmo sentimento que me invadiu, entre nas suas casas e corações assim que vocês fizerem a receitinha.  Let’s Go! 

Tirei parte da receita da massa daqui e acrescentei alguns outros ingredientes especiais. 

Ingredientes

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo;
2 colheres de sopa de farinha rosca (branca e fina);

1 colher de café de fermento;

½ xícara de chá de açúcar;
1 xícara [200g] de manteiga gelada;

1/2 colher de chá de sal;
1 ovo;

2 colheres de sopa de leite.


Recheio:

*Creme branco

1 lata de creme de leite;
½ lata de leite condensado;
1 colher de sopa de essência de baunilha;
3 gemas;
1 colher de chá de manteiga sem sal.


*Maçã em Calda

4 maçãs picadas em cubinho (eu gosto da casca, mas se você preferir pode descascar);
1 xícara de chá de açúcar;
Suco de 1/5 limão;
1/5 xícara de chá de lâminas de amêndoas;
Canela para polvilhar.


Preparo

Massa:

Peneire a farinha de trigo, o fermento, o açúcar e o sal dentro de um recipiente. Acrescente o ovo, a manteiga e o leite e a farinha de rosca e misture com os dedos ate a massa ficar macia e desgrudar das mãos. Se for preciso, acrescente mais farinha de trigo aos poucos ate que a massa adquiria a consistência certa – macia lisa e moldável. Faça uma bola e envolva a massa em um papel filme, reserve.

Maçã em calda:

Após picar as maçãs em cubinhos, regue com o suco de ½ limão. O suco vai manter as maçãs branquinhas. Coloque em uma panela o açúcar e as maçãs. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos em fogo bem baixo. Não é para as maçãs ficarem moles. Reserve.

Creme branco:

Coloque o creme de leite e o leite condensado em uma panela, misture as gemas e mexa bem antes de levar ao fogo. Quando o creme estiver homogêneo, leve ao fogo em banho  maria – é importante ser em banho maria para que o creme não queime e acumule grumos marrons – acrescente a manteiga e a  essência de baunilha. Mexa ate que o creme engrosse e solte da panela.

Montagem:

Forre uma forma – 20 cm diâmetro - redonda de fundo removível com parte da massa. Preencha com o creme branco, depois coloque as maçãs e as amêndoas por ultimo. Pegue a massa das laterais da forma e abaixe-a sobre o recheio. Abra a outra parte da massa ate uma espessura de aproximadamente 5 milímetros e corte faixas de1 cm de largura. Disponha as faixas sobre a torta verticalmente e horizontalmente, até formar uma trama com a massa. Pincele com gema de ovo e polvilhe canela. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C por 25 minutos. Pronto! 

Hum...
Bom apetite!








Obs: Um super dica para servir é colocar um pouco de chantilly em cima da fatia.

Oh My God! hehehehe

5 comentários:

  1. Oi Fer... que delícia... e que lindas as suas palavras...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ahh amiga, como sempre vc me emociona com suas palavras e tem surpeendido agora tambem meu estomago com suas receitas!!! hihihi...
    Putz fiquei com vontade de verdade dessa torta e dessa familia que vc diz ai!

    Amo mto, vem logooo..

    ResponderExcluir
  3. Fer, cade o Rato provando???
    Ela não ta dando conta de tantas delícias hein, vai ficar gordinho!! hahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Aiii...flor, quando fiz essa receita ele estava viajandooo....por isso que não tem o vídeo :-) Mas a próxima vai ter um bem legal heheheheh! Bjbjbjbj

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fefe!
    Vim agradecer a visita e desejar um bom fim de semana pra você também!
    Já te sigo!
    Um beijo!
    :o)

    ResponderExcluir